Treinamentos BASF e Montesa Agropecuária em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários - Serra do Salitre, Estado de Minas Gerais

Treinamentos BASF e Montesa Agropecuária em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários

Treinamentos em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários realizados para as conceituadas empresas BASF & Montesa Agropecuária, na região agrícola da Serra do Salitre, Estado de Minas Gerais.

No treinamento em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, os participantes adquiriram conhecimentos sobre diversos aspectos essenciais para uma pulverização eficiente, incluindo boas práticas nas aplicações de herbicidas, inseticidas e fungicidas, seleção prática de pontas de pulverização e determinação dos tamanhos das gotas, além da capacitação das equipes gerenciais e operacionais em campo. 

Esses conhecimentos são fundamentais para garantir a eficácia dos produtos fitossanitários utilizados, minimizar possíveis impactos ambientais e otimizar os trabalhos de controle químico nas culturas.




Foram abordados temas como avaliação, regulagem e calibração de pulverizadores, compreendendo etapas, pressão, volume, velocidade e outros fatores relevantes. 

A relação entre volume de aplicação, tamanho de gota e cobertura do alvo foi enfatizada, fornecendo informações fundamentais.

Também foram discutidos problemas relacionados à pulverização, como deriva, limitantes meteorológicos e preparo inadequado da calda. 

Os aspectos meteorológicos, como temperatura, umidade relativa e rajadas de vento, foram destacados por sua importância na aplicação correta de produtos fitossanitários.

A classificação e seleção adequada de pontas de pulverização foram abordadas, levando em consideração o tipo de produto, técnica de aplicação e alvo biológico. 

Os participantes aprenderam a controlar o pH, dureza e estabilidade fisico-química da água durante o preparo da calda, garantindo uma pulverização eficaz.

Além disso, foram discutidas estratégias para determinar o rendimento e eficácia operacional dos pulverizadores, incluindo redução de volume de aplicação, seleção adequada de pontas, aumento de velocidade operacional e menor tempo de reabastecimento.

O treinamento também abrangeu a sequência correta de formulações dos produtos fitossanitários na pré-mistura da calda, bem como os efeitos da mistura e o uso de aditivos, sinérgicos e antagônicos nas pulverizações. 

Os diferentes tipos de adjuvantes e aditivos, como óleos minerais e vegetais, organo-siliconados, polímeros, glicerinados, parafinados, lecitinados, entre outros, foram apresentados, ressaltando seus atributos, vantagens e benefícios para uma aplicação eficiente.

A segurança nas aplicações de produtos fitossanitários e a importância do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram enfatizadas, bem como o desenvolvimento e implementação de tecnologias sustentáveis para as boas práticas nas pulverizações.

Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas)
lobo@pulverizador.com.br


Copyright Pulverizador© 2013. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br e www.pulverizar.com.br ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas