15 novembro 2015

Treinamento Spraytec em Tecnologia de Aplicação de Adjuvantes (Sapezal - Mato Grosso).


Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Adjuvantes

Avaliação Prática do Adjuvante Fulltec Spraytec

Fazenda Tupancy II - Produtor João Moratelli

Sapezal - Estado do Mato Grosso


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior .'.
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br 
Skype: manoel.lobo

http://www.linkedin.com/in/pulverizador 


As avaliações práticas realizadas em campo objetivaram classificar as características funcionais e técnicas do adjuvante FULLTEC (SPRAYTEC AGROLATINA) e o seu desempenho como condicionador de calda através da análise visual dos efeitos desejáveis desse produto pelo mercado agrícola do Brasil.





Nos vídeos registrados durante os treinamentos em tecnologia de aplicação realizados no Estado do Mato Grosso, foi possível constatar o excelente efeito de redução da deriva nas pulverizações de gotas finas com o uso do eficiente adjuvante FULLTEC, mesmo em condições meteorológicas extremamente adversas, com altas temperaturas, baixa umidade e fortes rajadas de vento.





O objetivo dos testes foi observar a capacidade do adjuvante FULLTEC de reduzir a deriva na pulverização de gotas produzidas com classificação de tamanhos "finas para muito finas" (80 - 150 micra) em condições meteorológicas extremamente adversas (altas temperaturas, baixa umidade relativa e fortes rajadas de vento).



00:12

00:15

00:32

00:36

00:39

00:53

00:58

01:07

01:14

01:21

01:29

01:43

02:03

02:23


É possível constatar através das imagens do vídeo da avaliação do adjuvante FULLTEC o início do efeito de redução da deriva no tempo cronometrado de 58 segundos, poucos segundos após o produto ser adicionado à água da pulverização, diretamente no reservatório de calda do pulverizador. 

Aproximadamente no tempo de 01:29 percebe-se a completa proteção das gotas com classificação de tamanhos “finas para muito finas” pelos compostos antievaporantes, umectantes e espessantes presentes na formulação do FULLTEC, resultando em uma maior homogeneidade dos tamanhos de gotas produzidas e menor PRD (Potencial de Risco da Deriva).




Agradecimentos aos competentes profissionais da conceituada empresa Spraytec, Sr. Guilhermino Pinheiro, Sr. Samuel Guerreiro e Sr. Paulo Satiro, por toda a confiança e grande colaboração durante os trabalhos teóricos e práticos realizados na Fazenda Tupancy II, nessa importante região agrícola de Sapezal, Estado do Mato Grosso.



Pulverizador.com.br - Copyright © 2016

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.